(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

18 fevereiro 2010

                                               Campanha firme

                        A rádio Jovem Pan continua firme, e dura, na campanha de denúncias contra a Rede Globo e suas manobras de controle dos horários dos jogos de futebol e também do Carnaval.
                      Editorais armados com argumentos sólidos e textos fluentes, cruzados com depoimentos de ouvintes irritados, mostram como a empresa carioca trabalha só concentrada em seus próprios interesses comerciais.  
                    A campanha é boa, legítima, iniciativa pouco comum no meio eletrônico do país, mas fica a dúvida: será mesmo que muda alguma coisa?

                             Cópia ruim
                    
                    Artigos internacionais nas seções de Economia e Negócios dos jornalões paulistas (Folha e Estadão), embora em geral bem traduzidos do inglês ou do espanhol, parecem não passar por uma edição final para aparar arestas e até eliminar alguma besteira do texto original.
                 Um bom exemplo: numa mesma edição, duas ou três matérias falam de ´pessoas próximas às negociações´, tradução literal de ´people close to the deals´.
                Quais pessoas? Por que então não deixar de lado um clichê estrangeiro e adotar o nosso mais coloquial, e crível, ´fontes próximas...´?

Nenhum comentário: