(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

02 fevereiro 2010

                                                         Produto nacional

                      Foi de fato tremendo o impacto causado na juventude mundial, a brasileira incluída, pelo livro ´O Apanhador no Campo de Centeio´ (The catcher in the rye), 1951, do escritor americano J.D.Salinger, há pouco falecido.
                     Impacto emocional, psicológico, com aspectos perturbadores,  baseado na crença do personagem principal, o adolescente Holden Caulfied, de que a juventude, livre e rebelde por natureza, ainda não contaminada pelo ceticismo venenoso da maturidade, poderia resolver todos os problemas do mundo.
                    Resguardadas as devidas proporções e limitações, entre elas,  a presença menor da língua portuguesa em nivel mundial, outro livro que muito impressionou os jovens por aqui, alguns anos mais tarde,  foi ´O Ventre´ (Civilização Brasileira, 1958), o primeiro da extensa obra do nosso Carlos Heitor Cony.
                   Livro forte, escrito num estilo áspero, ritmo nervoso, com alguma influência do existencialismo de Sartre, também lida, na pele do jovem José Severo, com as angústias do ser humano em sua crítica passagem para a vida adulta, com ênfase nos estragos da vida em família.

Nenhum comentário: