(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

25 abril 2010

                                  Depressão: e os remédios?

                         Chris: para começar é preciso, como já foi dito aqui, ter um bom, seguro diagnóstico do quadro depressivo. E por mais competente que seja o seu médico, o processo é lento, complexo, exige enorme esforço de ambas as partes.
                        Muito bem, constatada a depressão, o terapeuta receita a medicação mais indicada para o seu caso. De novo, outro processo lento, complexo, pois o medicamento leva entre duas e quatro semanas antes de fazer efeito e aliviar os sintomas.
                     E pode acontecer que o remédio prescrito não funciona de forma satisfatória, produz efeitos colaterais desagradáveis. Será preciso então experimentar com outro, e aí vão mais quatro semanas.
                     Nesse meio tempo, enquanto o depressivo espera melhorar, a vida continua e com ela os problemas de sempre - falta de dinheiro, conflitos familiares, trabalho rotineiro, envelhecimento, enfim, o salgado preço de sair da cama todos os dias e recomeçar tudo de novo.
                     Como você vê, pensar que o remédio antidepressivo é a solução definitiva para o seu sofrimento emocional pode causar mais frustração. Ajuda, claro, bastante, mas não se iluda: a luta continua.
                     Enfim, jovem amiga, agora é apostar que o medicamento indicado auxilie você a ir em frente, com os altos e baixos de todos nós - com ou sem depressão.

Nenhum comentário: