(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

10 abril 2010

                                A São Paulo de ontem

                      A reabertura do Paribar, na praça D.José Gaspar, entre a avenida São Luiz e a rua Sete de Abril, estimula uma rápida reflexão sobre os nunca concretizados planos e projetos oficiais de recuperação do centro da cidade.
                     Por isso, vale um esclarecimento: a decisão de reabrir um dos pontos de encontro históricos de São Paulo, reduto da boa boemia dos anos 50 e 60,  foi da iniciativa privada, assim como a reforma do Bar Brahma e a do cine Marabá - estes dois, vizinhos, na avenida Ipiranga.
                    Trata-se portanto de uma feliz coincidência, um exemplo de como é possível, aos poucos, com bom gosto e respeito ao passado, além de recursos disponíveis sem burocracia, reconstruir um pedaço importante do glorioso passado do centro paulistano.
                   Só faltaria agora trazer de volta à avenida Ipiranga a saudosa Salada Paulista, com seu cardápio imbatível: salada de batata com salsicha ou com croquete de carne. Freguês em pé, apoiado no amplo balcão de mármore, garçons rápidos, despesa por eles anotada na mão ou no próprio balcão.

Nenhum comentário: