(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

13 dezembro 2009

                 Antes do tempo

                Por volta dos anos 60, uma emissora de rádio de Recife, PE, tinha o seguinte slogan: ¨De Pernambuco para o mundo¨. Jornalistas cariocas e paulistas faziam gozações com esse slogan, rindo muito às custas ¨desses nordestinos tão pretensiosos¨. Além do mais, era preciso ter muita paciência para pegar, em ondas curtas, com muita estática, rádios do exterior. Como então chegar fácil lá fora, só com o estímulo de uma frase patrioteira?

               Manual no grito

               Antes do surgimento dos manuais de redação, anos 80, um jornalista conhecido, gritão ao estilo dos tão temidos secretarios de antigamente,  ameaçava os jovens redatores com demissão sumária caso usassem expressões do tipo ´São Paulo ganhou mais uma praça´,  ou pior ainda, ´o politico, se vivo fosse, teria hoje tal idade.´ Mau uso do idioma, clichês da mais fina estirpe, só superados pela pérola maior, ´amanheceu morto.´

               Releitura

              Quando lançada pela Editora Girafa, em 2003, a biografia do  Comandante Rolim, fundador da empresa aérea TAM, ´O sonho brasileiro´, do jornalista e escritor Thales Guaracy, não teve a repercussão merecida - não só por sua exaustiva pesquisa como seu texto final, denso e altamente legível. Agora que a linha aérea é uma das maiores empresas do setor, vale uma releitura do livro, pelo menos para entender como Rolim sofreu na luta para equiparar-se à então poderosa Varig, que fez de tudo, golpes baixos incluídos, para liquidar o concorrente, para tanto contando com a ajuda providencial de gente gráuda em Brasília.

           

Nenhum comentário: