(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

19 dezembro 2009

                               Cuma?

                               Aviso na vitrine de uma loja de shopping: ´Não efetuamos troca de calcinhas´. ´Não efetuamos...´? .Não seria mais simples e menos pedante dizer ´não trocamos calcinhas´?

                              Entendi!
                            
                              Por quê jornais e revistas insistem em titular complementos de matérias, os chamados boxes, com o mesmo de sempre: saiba, leia, veja, entenda...? A praga, ainda hoje vigente, teria começado em meados dos anos ´60, com o surgimento de Veja e Jornal da Tarde. Na época, era um recurso inovador, tudo bem, mas hoje é coisa de jornalista preguiçoso. Dar títulos às matérias, mesmo a um modesto box, exige sobretudo um mínimo de criatividade.
                        
                          
                            Toda torta

                            O médico foi franco com o Nicolau, noivo da Isalda: o senhor, se casar com essa moça, vai ter que se virar fora de casa, entendeu? Ela tem todo o aparelho reprodutivo fora do lugar, meio torto na entrada, desviado mais em cima. Filhos, portanto, nem pensar´. O Nicolau contudo foi em frente e viveu com a Isalda quase cinquenta anos. Dos quais, pelo menos 30, atendendo a sugestão do médico: se virando lá fora! Ela sempre soube, mas, obediente filha de italianos daquela época, anos ´40, jamais reclamou.

Nenhum comentário: