(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

22 dezembro 2009

                     À mesa mexicana
                                
                                 A tortilla, feita à base de massa de milho, alimento indispensável na mesa mexicana, exige, para sua completa fruição, um pequeno ritual. Assim, nos restaurantes, ela é trazida, quentinha e envolta em guardanapo, num cestinho. Desse cestinho, colocado no centro da mesa, os comensais, com todo cuidado, puxam uma unidade e de novo fecham a envoltura, para que não se esfriem as demais. A tortilla acompanha sopas, carnes, peixes. Pode também, conhecida então como taco, ser recheada de carne, queijo, feijão, miúdos de porco.

                              Não enrola!
                   Leitor tarimbado reclama em e.mail: ¨por quê os jornalistas usam e abusam, ao terminar uma frase, na qual fazem uma lista de coisas, do abominável recurso ´ sem falar nisso ou naquilo´ ?¨ A única resposta que nos ocorre é aquele grito ouvido nas redações antigas, proferido por algum chefe cansado de ler coisas desse fino quilate: ¨Então não fala, porra¨´!  

                E a Coroa? 
                 Senhor Alves, uma pergunta de antigo morador do Pari: ainda existe o bairro da Coroa, lá no fim da avenida Carlos de Campos, nos anos ´50 reduto da colônia portuguesa? Na região, cheia de chácaras frondosas, havia tascas e padarias, uma delas, a Luanda, ali perto, na esquina com a rua Cachoeira, especializada em doces, entre eles, um maravilhoso  sonho.  
              
                

Nenhum comentário: