(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

19 dezembro 2009

                            Nuvem negra


                           Assim  o primeiro ministro britânico Winston Churchill definia o mal estar emocional que sentia durante a Segunda Guerra mundial, quando de sua liderança corajosa e tenaz dependia a Inglaterra bombardeada pelos nazistas. Uma nuvem negra então, dizia ele, pairava sobre sua cabeça e o deixava, por horas, incapacitado de pensar com clareza e agir de forma imediata. Na época, o mal era chamado de melancolia, uma mistura paralizante de tristeza, baixa autoestima, tremores, desesperança, lentidão, sonolência, vontade de nada, enfim, uma assustadora apagada.
                      É desse tema, os horrores da depressão, que trata um livro já clássico, ´Darkness Invisible - A memoir of madness´ (Vintage Books, 1990), do escritor americano William Styron, relatando, em belíssimo tom literário e uma precisão descritiva de arrepiar, seu sofrimento com a doença e como dela curou-se, ao longo de um processo agoniante, tortuoso, cheio de altos e baixos -  quando o fantasma do suicidio, nas noites solitárias de um quarto de hospital, aparecia e desaparecia.       
                     
                Quartinho dos fundos


                          Julinha, eu já te disse que não. É impossível resolver esse problema, fala lá com o teu cunhado, o Britto, que, como dizia minha avó Irene, não passa de um vagolino mas, quem sabe, esperto que é, de repente até pode ajudar.

Nenhum comentário: