(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

21 janeiro 2010

                                            Da depressão

                             Délia, depressiva há seis anos, pergunta: afinal, o que é depressão? Como definir esse paralizante mal estar que se apossa da gente de repente? Responde o médico americano dr. Ronald R. Fieve, em seu livro sobre um dos medicamentos pioneiros para a doença, o famoso Prozac:
                            ¨...Depressão é um termo que pode ser aplicado a um conjunto de distúrbios, cada um deles caracterizado por uma constelação de sintomas específicos e debilitantes. Não é uma distúrbio monolítico..¨
                               O mal, de uma complexidade desnorteante, ¨pode atacar com grande força durante duas semanas, e os sintomas clássicos - tristeza, síndrome do pânico, suor frio, tremores, falta de vontade, impotência, ansiedade - nem sempre aparecem ao mesmo tempo...¨
                             A cura não existe, diz o médico,  o que os antidepressivos e a terapia fazem, em conjunto ou de forma separada, é aliviar por um período os sintomas e propiciar ao doente uma reconfortante sensação de bem estar.  Mas há casos em que os sintomas desaparecem por completo e não voltam mais.
                           Trata-se, dizia o grande escritor americano William Styron, que batalhou alguns anos com uma profunda depressão, de um horror envolvido no mais profundo e denso mistério, ninguém pode dizer, com certeza, de onde vem. Falhas na química cerebral, descontrole emocional, herança genética?

:

Um comentário:

Renata DS disse...

Exatamente isso, "um horror envolvido no mais profundo e denso mistério", "ninguém pode dizer, com certeza, de onde vem". Sou bem-humorada, cabeça boa, uma discreta melancolia de quem pensa demais, sem grandes problemas no dia a dia, e... tomo paroxetina há quase 4 anos para conseguir segurar firme o leme da minha vida! De onde vem essa coisa?!