(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

23 janeiro 2010

                                                                     Dillinger 3

                       Um dos DVds mais vendidos e com contínuas exibições nos grandes circuitos, o filme ´Inimigos Públicos´, dirigido por Michael Mann, Johnny Depp na pele de John Dillinger, é a terceira versão da história do famoso ladrão de bancos, que aterrorizou com seus crimes o Meio Oeste americano, no inicio dos anos ´30.
                                        A segunda versão, de John Milius, 1973, trazia Warren Oates no papel do delinquente.     
                                       A primeira, num modesto preto- e-branco, produção dos King Brothers, é do diretor Max Nossec, na pequena Monogram Pictures, 1945, com Lawrence Tierney no papel principal. 
                                     O  filme fez sucesso e, caso inédito na história do estúdio, teve seu roteiro original, escrito por Philip Yordan, nominado para um Oscar.  
                                     Embora bem no papel, bonitão e sinistro, Tierney não prosperou como esperava na carreira, continuando, muito a contragosto, a fazer papéis de homem mau. Caiu no alcoolismo - como seu irmão, o também ator Scott Brady -, foi preso algumas vezes e acabou saindo de cena.
                                    Só voltou ao cinema, pelas mãos de Quentin Tarantino, no filme ´Reservoir Dogs´, gordo, careca e disforme.

Um comentário:

EDUCOM - Aprenda a Ler a Mídia disse...

Wladir, muito obrigado por sua participação no EDUCOM. Estamos te seguindo e já pusemos link para seu blog na nossa barra lateral. Parabéns, grande currículo e excelente o conteúdo de seu blog.

Abraços e saludos educomunicativistas,
Rodrigo G. Brandão - equipe do blog EDUCOM