(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

20 abril 2010

                                
                                         À mesa mexicana

                       Cresce no Brasil o interesse e o gosto pela comida mexicana. Dezenas de pequenos restaurantes do gênero se espalham em São Paulo, uma rede paranaense, já instalada em 17 estados, amplia agora seu sistema de franquias. Vão bem esses negócios?
                       Deixando de lado o aspecto comercial, sempre complexo, oscilante, dependente de modas e tendências, é bom lembrar que a culinária de qualquer país é parte integrante de sua cultura, do cheiro da terra, dos temperos cultivados em segredo por tias e avós, dos hábitos caseiros de várias gerações na cozinha.
                     Assim, vale a pergunta: será mesmo possível reproduzir fielmente este ou aquele prato estrangeiro aqui no Brasil? Em que grau?
                    No caso da comida mexicana, de rica e gostosa variedade, o assunto se complica, pois os mexicanos, além de usar ingredientes bem locais, carregam no picante, o que dá aos pratos um sabor muito especial.
                   E têm também, nos últimos anos, apresentado, pelas mãos de jovens chefs mulheres, uma nova e alta cozinha, mais leve mas nem por isso menos atraente aos paladares mais refinados.
                   Por aqui, há mais de dez anos, os donos desses restaurantes tentam, com esforço e paciência, atingir um grau satisfatório nessa fidelidade de forno e fogão, evitando, se e quando possível, as tais discutíveis ´adaptações´ ao gosto brasileiro.
                  O que terão para contar de bom a esta altura?
                 

Nenhum comentário: