(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

09 maio 2010

                    
                                            Depressão e inércia

                        Chris: Reflitamos, neste domingo, sobre um dos mais dramáticos  sintomas da depressão, a falta de vontade de produzir, que, por sua vez,  gera um imenso e debilitante vazio criativo. Ou seja, o depressivo não tem energia física e muito menos emocional para trabalhar bem.
                        De novo, parte da solução do problema está nos medicamentos e na terapia, um ou outro, os dois de forma paralela, isso dependerá da opinião credenciada de seu terapeuta.
                        Há contudo, ainda bem, outra alternativa, que embora lenta e até penosa, pode funcionar: procure um desafio profissional diferente, algum projeto novo, atraente, que desperte resquicios de sua velha chama produtiva.
                       Saiba que, encontrado esse trabalho, não será fácil derrubar a resistência brutal provocada pela depressão. Será preciso, jovem amiga, fazer um esforço enorme para arrancar, sair da inércia e seguir em frente.
                      De repente, nesse processo, com um pouco de sorte e usando um precioso restinho de energia, você até recupera parte de sua auto-estima - a pessoal e a profissional.
                                                               

Nenhum comentário: