(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

01 fevereiro 2010

                  
                                            Perdas latino-americanas

                            A morte do grande jornalista e escritor argentino Tomás Eloy Martínez, autor, entre outras obras, do belo livro ´Santa Evita´, já noticiada em nivel internacional, coincide com a perda, num nivel mais modesto mas nem por isso menos profícuo, do professor mexicano-americano Luis Leal, que nos últimos 40 anos dedicou-se ao estudo e a difusão da literatura latino-americana nos Estados Unidos, com ênfase pioneira no fenômeno da criação literária chicana.
                      Professor em várias universidades americanas, Leal tornou-se um nome respeitado na comunidade intelectual do continente e também na dos Estados Unidos, com o primeiro de seus 45 livros, ´A brief history of the mexican short story´, de 1956.
                      Romancista premiado (seu livro sobre Eva Perón é o mais traduzido da literatura argentina), Eloy Martínez, foi, acima de tudo,  um notável jornalista, e, nessa condição, recebeu em 2009 o prêmio Ortega y Gasset, dado pelo jornal espanhol El País.
                  Na ocasião, já muito doente, mandou da Argentina um texto sobre a profissão que exerceu ao longo de toda sua vida com paixão e rigor. É o seguinte o fecho de seu discurso: ¨...Ser jornalista é colocar-se no lugar do outro, compreender o outro. E, às vezes, também ser o outro...¨  

Um comentário:

. disse...

Falando em perdas, impossível não recordar a recente baixa daquele que, conforme descrito pela Gazeta do Povo, era o "protagonista da inteligência nacional", Sr. Wilson Martins.