(título da coluna original da Folha da Tarde - 1985)

13 novembro 2010

                            
                                                   E a festa do Pari?
             
                     Oportuno editorial do jornal Metrô News comenta¨ e amplia declaração de leitora reclamando da falta, até agora, de uma festa para comemorar os 434 anos do glorioso Alto do Pari, um dos bairros mais antigos da cidade.
                               O protesto procede, pois a região do Pari tem uma rica tradição, e, entre outras virtudes históricas, sempre abrigou, com carinho e muito estímulo,  imigrantes europeus - sobretudo italianos e portugueses, estes concentrados na área da Coroa. 
                               A leitora também critica a ausência de investimento imobiliário na região, impulso que daria mais dinamismo a todo o entorno, preservando porém seus nostálgicos sobrados e pequenas vilas, como as da Rua Guarantã.
                              O editorial ainda menciona pontos gastronômicos do bairro, como o ótimo restaurante Casa Santos, já na fronteira com o Canindé, com uma maravilhosa oferta de pratos de bacalhau.
                               Poderia o editorialista lembrar também, mas isso já é coisa de gente mais velha da área. de saudosas figuras e lugares do bairro, como o médico dr. Adura, o farmacêutico ´seo´ Acácio, os cinemas Savoy e Rialto, a padaria Luanda, a usina de leite Vigor (ou era União?), a fábrica de doces Confiança, a linha de ônibus Alto do Pari, com garagem na rua Santa Rita.                            
                               E assim finaliza o editorial: ¨...Andar por ali é uma viagem no tempo.¨

Nenhum comentário: